Se você está buscando ganhar ou perder peso, você certamente já deve ter ouvido falar sobre cutting e bulking.
Esses dois termos, refere-se ao processo de perda e ganho de peso de maneira controlada.
Basicamente, se seu objetivo for emagrecer, você precisará entrar em cutting. Já para engordar, o processo será inverso e estará em bulking.
Relembrando
Para perder peso, o ser humano necessita ingerir menos calorias do que o metabolismo consome, fazendo com que o corpo entre em déficit calórico e comece a usar as reservas de gordura como fonte de energia, promovendo o emagrecimento.
Já para ganhar peso, é necessário ingerir mais calorias do que o necessário, fazendo com que o corpo entre em superávit calórico e inicie o processo de acúmulo de gordura.
Gordura e músculos
Esse superávit calórico, juntamente com uma dieta rica em proteínas e um treino de hipertrofia muscular, tende a maximizar o ganho de massa magra.
A proporção de ganho de gordura e de músculo, varia de indivíduo para indivíduo. A proporção considerada boa (em bulking bem feito) costuma ser:
- 70% a 80% de massa magra (músculo + água intracelular associada ao músculo)
- 20% a 30% de gordura corporal
Quanto mais limpa for a dieta de bulking, ou seja, com calorias proviniente de alimentos com alta taxa de carboitratos e proteínas, aliada a um treino intenso de hipertrófia, maior será o ganho de massa magra em relação ao ganho de gordura.